terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Grandes resultados na Educação

Portugal registou uma evolução "impressionante" nos resultados da avaliação de alunos, afirmou hoje à Lusa um responsável da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE).

"Portugal ocupava o fundo da tabela nos relatórios anteriores e desta vez aproximou-se da média dos países da OCDE, ultrapassando por exemplo a Espanha", afirmou Andreas Schleicher, director da Divisão de Indicadores e Análise da Direcção de Educação da OCDE.

Andreas Schleicher sublinhou que Portugal obteve uma classificação de 489 pontos, próxima da média da OCDE, que é de 493 no relatório de 2009 do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), hoje divulgado em Paris. O PISA avalia os conhecimentos e aptidões dos alunos em matemática, leitura e ciências. "O melhor resultado de Portugal no relatório de 2009, em relação ao de 2006, foi obtido na matemática", explicou Andreas Schleicher.

"O que é mais interessante nos resultados de Portugal é que o salto foi conseguido sem sacrificar o equilíbrio dos diferentes níveis de alunos. Não houve declínio no topo para se conseguir a melhoria na base", resumiu o especialista da OCDE, em entrevista à agência Lusa.


Sem comentários: