A Presidente da Comissão Política de Concelhia, Susana Amador, abriu a sessão, destacando o exemplo cívico de Vital Moreira, que num momento decisivo não se desmarcou de um combate difícil, que se enfrenta a nível global, trocando uma paixão, o gosto por leccionar, pelo dever de contribuir para responder e superar as dificuldades que se enfrentam.
Na sua intervenção, e tendo em consideração a temática da sessão, o candidato do PS ao Parlamento Europeu realçou as mais-valias da entrada em vigor Tratado de Lisboa, nomeadamente para a vida dos trabalhadores.
Além de vincular, juridicamente, a Carta dos Direitos Fundamentais, e de assim se registar um passo decisivo na valorização da Europa Social, o documento aprovado durante a Presidência portuguesa da União Europeia cria mais protecção aos trabalhadores europeus.
A modernização e desenvolvimento que o nosso País recebeu nas últimas décadas, deve-se, e em muito, à União Europeia, sublinhou. Desde a construção de novas vias à criação de mais condições, da defesa do consumidor ao Ambiente, entre outras, Vital Moreira assinalou a impressão europeia.
Por outro lado, Portugal tem dado importantes contributos para a União Europeia. O candidato socialista deu dois exemplos, desde logo na dimensão mundial, quer com a cimeira UE/Brasil, que se passa a organizar regularmente, quer com a Cimeira com África, sinal da grandeza, qualidade e capacidade do nosso País em construir e consolidar pontes com o mundo, numa manifesta aposta na solidariedade e cooperação entre iguais.
Paulo César Teixeira, Secretário-Coordenador da Sectorial, encerrou o debate, enaltecendo a candidatura de Vital Moreira, pelas causas e coerência política que assume, o que a distingue das demais candidaturas ao Parlamento Europeu.
Muitos trabalhadores da Câmara Municipal, com e sem filiação no PS, assim como munícipes de Odivelas, participaram na sessão, que evidenciou o espírito de abertura e diálogo com todos que a Secção tem promovido.
Sem comentários:
Enviar um comentário