segunda-feira, 15 de junho de 2009

Novo Botânico reúne mais de 6 mil plantas

Abriu ontem, em Famões, Odivelas, o Jardim Botânico. Com mais de 6000 plantas, o parque permitirá aos alunos das escolas deste e de outros concelhos conhecer cerca de 50 espécies características da região de Lisboa.

Giesta, loureiro, sardinheira e gerânio são algumas das plantas existentes no Jardim Botânico de Famões, que se estende ao longo de uma encosta virada para Lisboa. A Câmara de Odivelas investiu cerca de 300 mil euros na construção do parque, incluindo a instalação de um sistema automático de rega e um conjunto de painéis solares que garantem a iluminação do espaço, a par da colocação de vedações e do material vegetal.

Aos gastos iniciais acrescem 19 mil euros por ano, que a autarquia desembolsará no âmbito de um protocolo com o Jardim Botânico de Lisboa, que assegurará o acompanhamento científico do parque de Famões. "Vão acompanhar todo o crescimento das plantas e dar uma sugestão do que está a morrer e deve ser substituído", explica a presidente da Câmara de Odivelas, Susana Amador.

Fonte: JN

Sem comentários: