domingo, 21 de junho de 2009

Odivelas na rota do futuro

Até 2013, deverá nascer em Odivelas um pólo tecnológico onde a investigação universitária se ligará ao mundo empresarial e do alto rendimento desportivo. O promotor tenciona investir 180 milhões de euros no projecto.

O O'Tech - Parque de Competitividade e Tecnologia de Odivelas vai situar-se na freguesia de Famões, ocupando área de 180 mil metros quadrados, na zona de terrenos da antiga fábrica de fundição da Cometna, desactivada em 2004.

Segundo José Gil Antunes, presidente da LusoCapital, empresa promotora do O'Tech, este será "o primeiro e único projecto em Portugal vocacionado para receber investigação universitária e a sua aplicabilidade prática". Por isso, 80 % do espaço total do O'Tech será ocupada por um pólo universitário com 99 mil metros quadrados e por um pólo empresarial de 72 mil.

Haverá também uma componente desportiva com 28 mil metros quadrados que deverá incluir um centro de alto rendimento para modalidades que não sejam futebol, com equipamentos como uma piscina e uma pista de atletismo. Susana Amador, presidente da Câmara de Odivelas, diz que já há conversações com o Sporting, no sentido de que as actividades amadoras do clube possam transferir-se para Famões.

Segundo Susana Amador, a componente desportiva do projecto é aquela que mais tem seduzido as empresas "mais inovadoras", que gostam de proporcionar actividade física aos funcionários. Será esse o caso da Ericsson, uma das que mais interesse terá demonstrado em ter lugar no O'Tech.

No que toca ao pólo universitário, Instituto Superior Técnico e Universidade de Motricidade Humana são os mais interessadas, mas já houve contactos com a Universidade Lusófona.

Segundo Susana Amador, o avançar do projecto dependerá muito das empresas que a LusoCapital e a Câmara de Odivelas consigam atrair . "Queremos que o projecto tenha dimensão nacional e atraia empresas ligadas à inovação e às novas tecnologias. Depois, uns vão trazendo os outros", sublinha.

No âmbito do protocolo para a construção do O'Tech, assinado anteontem, a LusoCapital vai poder construir habitação numa área de cerca de 30 mil metros quadrados, na Ramada. Como contrapartida da permuta destes terrenos, a empresa vai construir e entregar à Câmara de Odivelas dois edifícios que deverão acolher os futuros centros de saúde da Ramada e de Famões.

Segundo Susana Amador, a LusoCapital já fez os projectos arquitectónicos para os dois edifícios e os programas funcionais foram entregues ao município pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. A construção deverá ficar concluída em três ou quatro anos.

Finalmente, segundo a autarca, o complexo será servido pelo metro ligeiro de superfície (MLS), pelo que a LusoCapital e outras empresas que se estabeleçam no pólo de Famões poderão ser parceiros do projecto. A linha de MLS, que a autarquia está a negociar com a Secretaria de Estado dos Transportes, faria a ligação da estação da Reboleira (Amadora) a Loures e custará, só no concelho de Odivelas, entre 10 a 15 milhões de euros. "Quero acreditar que no próximo mandato o MLS possa ser uma realidade", conclui.

Fonte: JN

Sem comentários: