quinta-feira, 29 de abril de 2010

Novas regras do subsídio de desemprego

A ministra do Trabalho garantiu esta quarta-feira que os referenciais para a atribuição do subsídio de desemprego vão manter-se, sendo apenas alterada a situação dos desempregados que auferem um subsídio idêntico à remuneração líquida que recebiam no ativo.

"A proposta do Governo não altera em nada os referenciais para a atribuição do subsídio de desemprego", disse Helena André aos jornalistas, no final de uma reunião de concertação social.
A ministra esclarecia, assim, as dúvidas que tinham sido suscitadas pela apresentação aos parceiros sociais de uma documento com propostas de novas regras para o regime de subsidio de desemprego.

Atualmente o subsidio de desemprego corresponde a 65 por cento do salário bruto do trabalhador e tem como limite máximo o valor de 3 IAS (419 euros vezes 3) e como limite minimo um IAS (419 euros).

A proposta hoje apresentada não exclui a regra dos 65 por cento mas impõe que niguém receba mais de 75 por cento do salário líquido que tinha quando começou a receber subsídio de desemprego.

Fonte:http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=447572

Sem comentários: