domingo, 4 de julho de 2010

Boas notícias para a economia

José Sócrates considerou ontem a Autoeuropa um exemplo dos bons resultados da "gestão flexível" de recursos humanos, dizendo que esta forma de planeamento apenas se tornou possível na sequência da revisão da legislação laboral de 2008.

José Sócrates falava no final de uma visita à Autoeuropa, em Palmela, onde visitou, juntamente com o ministro da Economia, Vieira da Silva, a linha de montagem multimodelos, que está a produzir o novo “Sharan” da Volkswagen.

No final de 2008, o Governo celebrou com toda a indústria automóvel um contrato que permitiu colocar em formação muitas pessoas que, se nada tivesse sido feito, teriam caído no desemprego. "Esse contrato permitiu colocar as pessoas em formação, mantendo os seus empregos com a ajuda do Estado, e deu a oportunidade para que a indústria automóvel pudesse agora ter essas pessoas mais qualificadas quando retomaram os seus serviços", disse o chefe de governo.

O primeiro ministro referiu em seguida que a celebração destes contratos com a indústria automóvel "só foi possível porque houve a introdução da flexibilidade prevista na lei portuguesa .Em 2008, já numa conjuntura de crise, houve um Estado na Europa que fez uma reforma laboral. Portugal era considerado com um dos países mais rígidos ao nível do seu mercado laboral, mas é agora um país médio em termos de flexibilidade, ultrapassando países como a França", observou.

Para o primeiro ministro, em resultado das estratégias de "gestão flexível", a Autoeuropa vai chegar ao final deste ano com mais 300 trabalhadores.

Sem comentários: