segunda-feira, 19 de julho de 2010

Centros de Saúde em Odivelas avançam

A região de Lisboa vai ter 12 novos centros de saúde que vão servir mais de 200 mil utentes. Segundo o Ministério da Saúde, os primeiros a construir serão os localizados no Parque das Nações, Alto do Lumiar (Montinho de São Gonçalo), Carnide e Belém.

Seguir-se-á a construção dos centros em Campolide, Bairro de Santa Cruz de Benfica, Bairro da Boavista, Angelina Vidal (Arroios) e Martim Moniz. Em Odivelas, serão criados os centros de saúde Odivelas Pólo II, Ramada e Póvoa de Santo Adrião. O investimento, de 20 milhões de euros, foi considerado pelo secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro como parte integrante da Etapa II da reforma dos cuidados de saúde primários.

Fonte do Ministério da Saúde afirmou ao CM que estão em fase de avaliação cerca de 100 candidaturas a Unidades de Saúde Familiar (USF), disseminadas um pouco por todo o País, e mais de 200 candidaturas a Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC). "Estes números permitem assegurar que, mesmo com constrangimentos causados pela necessidade de promover a mobilidade de profissionais e por obras em diversas instalações, será possível concretizar os objectivos propostos de, pelo menos, oito novas USF e dez novas UCC por mês, até ao final do ano", adiantou a mesma fonte.

Nas próximas semanas, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo dará detalhes sobre o plano de investimentos em infraestruturas dos cuidados de saúde primários em Lisboa, Odivelas e Sintra.




Sem comentários: