quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Pensar como as pessoas


A campanha do PSD, tanto a nível nacional como local, decidiu apostar na valorização barata da palavra pessoas: " façam política com as pessoas, a prioridade são as pessoas ou em primeiro as pessoas". Eu diria que em primeiro e último. As pessoas são a base de qualquer governação. Só que, infelizmente, em algumas situações, determinados políticos desbaratam esse capital. Não é o caso de Odivelas. Aliás, se há um Concelho exemplar nesta matéria, onde se governa, verdadeiramente, para as pessoas, é Odivelas. Bastam alguns exemplos:
oferecer os livros escolares a todos os alunos do 1º ciclo é o quê? Refeições escolares quentes em todas as escolas é o quê? Ampliar e construir novos estabelecimentos de ensino por todo o Concelho a um ritmo nunca visto, é o quê? Aumentar, brutalmente, as áreas de lazer e espaços verdes é o quê' ? Construir habitação a custos controlados para os mais jovens é o quê? Realojar centenas de famílias de fracos recursos financeiros é quê? Investir na cultura, apoiando financeiramente Associações e Instituições históricas em Odivelas, contribuindo para a manutenção de uma memória histórica imprescindível, é o quê? Edificar infra-estruturas desportivas para facilitar a prática desportiva, é o quê? Dinamizar politicas sociais de apoio aos mais idosos, como o é o caso do Cartão Municipal Sénior, é o quê? Facilitar a vida das pessoas na resolução dos seus problemas, como é exemplo a Loja do Cidadão, é o quê?
Se há coisa que não podem acusar o PS Odivelas e a sua Presidente de Câmara, Susana Amador, é o de não se preocupar com as pessoas e o rol de factos acima apresentados, a que se podiam juntar outros, fala por si.
Convém recordar, ainda, os mais esquecidos e alguns dos protagonistas da cena política em Odivelas, que desde que tomou posse, há 4 anos, Susana Amador sempre referiu em diversas intervenções públicas que a maior riqueza que Odivelas tem é o "capital humano". A falta de argumentos, meus amigos, só se resolve de uma maneira, é pensar como as pessoas, antes de dizer o que quer que seja. Eu sei que em muitos casos é pedir o impossível.


João Freches

Sem comentários: