terça-feira, 2 de março de 2010

Mais seguros com videovigilância

Cada vez mais portugueses só se sentem seguros na presença de sistemas de videovigilância, considerando-os repressivos de actos criminosos e um meio de auxílio para as forças de segurança, revela o Barómetro de Segurança ontem divulgado pela empresa "Fire&Security". No entanto, grande parte dos inquiridos nunca foi sequer vítima de um crime.

As conclusões do estudo feito pelo quarto ano consecutivo revelam que o número de defensores da videovigilância tem aumentado a par do sentimento de insegurança. Em 2008, 52,6% dos inquiridos revelaram sentir-se mais seguros com a videovigilância, no ano passado a percentagem aumentou para 64% em cerca de 800 inquiridos que vivem em Faro, Grande Lisboa, Porto e Viseu.

O sentimento de insegurança nos portugueses revela poucos sinais de melhoria. Isto porque 55 % dos inquiridos considera que num ano a segurança dos cidadãos "piorou", e 26,9% que "piorou bastante". Só 15, 5% considera a melhoria. Os resultados são semelhantes quando a pergunta é feita em relação a uma Europa e um Mundo mais seguro. Quanto às perspectivas de futuro, 53% considera que a segurança "irá piorar".

Ainda assim, não é o sistema videovigilância o meio mais apoiado para reduzir o sentimento de insegurança. 49,1% dos inquiridos considera que aumentar o número de efectivos policiais é a melhor forma de combater este sentimento. Seguem-se leis mais rígidas, maior formação das forças de segurança e melhoria nas condições de vida. Aliás, o desemprego é o factor mais considerado para explicação da criminalidade. Recentemente, também a Câmara de Odivelas, decidiu, adoptar o sistema de videovigilância, em alguns locais públicos, no sentido de aumentar os níveis de segurança dos odivelenses.





Fonte:http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1508415

Sem comentários: