quinta-feira, 4 de março de 2010

Novo sistema de comparticipação poupa 80 milhões

A ministra da Saúde afirmou que o novo sistema de comparticipação do Estado nos medicamentos, hoje aprovado pelo Governo, poderá gerar uma poupança de 80 milhões de euros na factura do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, Ana Jorge defendeu que as medidas introduzidas pelo executivo poderão "reduzir até 80 milhões de euros" os gastos estatais com medicamentos.

"Mas esta redução não é feita nem à custa da qualidade, nem por via da transferência de custos para o utente", sustentou.
Para Ana Jorge, o novo sistema de comparticipação dos medicamentos também "melhorará o acesso ao medicamento, porque o custo para as pessoas baixa, mantendo-se a garantia da sua qualidade".

No entanto, a ministra da Saúde invocou razões de carácter financeiro para justificar a introdução de novas regras na comparticipação estatal de medicamentos.
"No conjunto dos países da União Europeia, Portugal é o país que apresenta a segunda maior taxa de despesa com medicamentos. Em 2009, a factura do SNS com comparticipações em medicamentos ascendeu a 1586 milhões de euros", disse.

Interrogado sobre o impacto que as novas regras de comparticipação poderão ter na população idosa, que muitas vezes desconhece qual o medicamento mais barato dentro de um determinado grupo, Ana Jorge referiu que os médicos terão de ter "sensibilidade social" no que concerne às condições financeiras dos seus doentes.

"Estamos a preparar mais uma campanha junto dos profissionais de saúde para lembrar que, quando se prescreve no ato médico, se deverá atender à situação concreta da pessoa no seu contexto social e económico. Esta sensibilização será feita junto dos médicos e dos utentes", frisou Ana Jorge. Interrogada se a generalidade dos cidadãos vão pagar mais pelos medicamentos, Ana Jorge disse que "não existirá impacto financeiro desde que a prescrição seja de genéricos".

Fonte:http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1510993

Sem comentários: