sexta-feira, 25 de junho de 2010

Governo aprova nova linha de crédito

José Sócrates anunciou hoje medidas para acelerar a execução do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), lançando uma linha de crédito de 700 milhões de euros para apoio a empresas e investimentos em escolas. Sócrates esteve na Assembleia da República, na abertura do debate quinzenal, dedicado ao tema do desenvolvimento económico: "vamos abrir uma nova linha prioritária de investimento em escolas dos segundo e terceiro ciclo do Ensino Básico", disse.

Neste ponto, Sócrates referiu que com esta linha de crédito poderão ser apoiadas 3100 empresas "com projectos de investimento superiores a 3,4 milhões de euros e gerando 9700 postos de trabalho". Ainda em relação a medidas neste campo, o primeiro ministro salientou que vai decorrer um período excepcional de três meses, durante o qual as empresas poderão reformular projectos já apresentados no âmbito do QREN, de modo a poderem adaptá-los "à conjuntura e às oportunidades de retoma".

Na sua intervenção inicial, José Sócrates apresentou números sobre a execução do QREN em Portugal, sustentando que, em termos de despesas efectivamente realizadas e reembolsadas, Portugal "é o quarto país da União Europeia na execução global dos fundos".

Sem comentários: