sexta-feira, 4 de junho de 2010

José Sócrates elogia recuperação económica

Durante o debate quinzenal, realizado hoje na Assembleia da República, José Sócrates anunciou que os indicadores provisórios da receita entre Janeiro e Maio indicam uma subida de 4,7 por cento, considerando que essa execução dá "conforto e segurança" para garantir os objectivos orçamentais para este ano: "A verdade é que nós já temos os indicadores provisórios da receita entre Janeiro e Maio e esses indicadores são muito positivos. A receita entre Janeiro e Maio sobe 4,7 por cento, o que quer dizer 3,5 acima daquilo que está orçamentado", afirmou o chefe do executivo.

Para o Primeiro-Ministro, "entre Janeiro e Maio nós já temos uma execução e a verdade é que essa execução nos dá conforto e segurança para podermos garantir os objectivos orçamentais para este ano e recordo que o objectivo orçamental para este ano é de 7,3", acrescentou.Desta forma, notou, a realidade prova que, ao contrário das acusações que foram feitas Governo, as previsões não foram "excessivamente optimistas", disse.

Além disso, entre Janeiro e Maio deste ano "a subida das receitas do IVA líquidas são de 18,8 por cento, o que oferece uma segurança e uma margem orçamental muito positiva". José Sócrates falou também, da União Europeia reiterando a ideia que a crise económica e financeira que teve início em 2008 trouxe "lições muito importante", nomeadamente o ensinamento de que os estados membros devem manter-se unidos. “Responderemos melhor em conjunto do que isolados", defendeu, preconizando "uma maior integração das políticas económicas".

Sem comentários: