quarta-feira, 15 de setembro de 2010

José Sócrates realça importância do ensino superior

José Sócrates presidiu, no dia 14, à cerimónia de abertura do ano lectivo dos institutos superiores politécnicos, no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), onde afirmou que "o sucesso de uma economia e o desenvolvimento de um país está hoje, mais do que nunca, ligado à questão absolutamente essencial da qualificação da sua população, dos seus activos e à sua preparação para poderem competir numa economia global".

Sócrates pretendeu também "valorizar" o ensino politécnico, afirmando que não deve haver "o preconceito que sempre houve de instituto politécnico ser igual a um ensino de segunda categoria. (…) Os institutos politécnicos são absolutamente determinantes para o sucesso da nossa economia e do ensino superior em Portugal".

Sócrates salientou que, este ano lectivo, "mais 20 mil" alunos frequentarão o ensino superior, considerando que este número indica que "os portugueses perceberam bem que o ensino superior é hoje uma condição fundamental para o sucesso da economia".

José Sócrates reafirmou que Portugal terá que atingir a meta de 40 por cento de pessoas com idades entre os 30-34 anos diplomadas no ensino superior até 2020.



Sem comentários: