segunda-feira, 7 de setembro de 2009

"A direita quer enfraquecer o Estado social"

No encerramento da convenção nacional do PS, que assinalou o arranque da campanha do partido socialista para as eleições legislativas, José Sócrates, afirmou que uma das grandes questões em jogo nas eleições legislativas é o Estado social, acusando o PSD de o querer enfraquecer : "no dia 27 de Setembro vai-se jogar também o futuro do Estado social no nosso país, e nunca como hoje foi tão evidente o projecto de direita para enfraquecer e reduzir o nosso estado social", afirmou o Secretário Geral do PS.

Segundo o líder dos socialistas, os sociais-democratas, "fora do tempo de eleições, defenderam o recuo do Estado social, tendo criticado por exemplo o complemento solidário para idosos e considerado uma irresponsabilidade aumentar o salário mínimo". Para o José Sócrates "o que eles querem é pôr os recursos públicos a financiar os serviços privados, é a privatização parcial da segurança social e entregar parte da pensão dos portugueses aos caprichos da bolsa desmantelando o serviço nacional de saúde, por forma a desviar dinheiros públicos para financiar o mercado privado, ao tratar a saúde como se fosse uma simples mercadoria. Não vale a pena portando usarem uma linguagem cifrada", disse.

Ironicamente, Sócrates, afirma que"o Serviço Nacional de Saúde foi vítima de um "apagão" no programa eleitoral do PSD", acrescentando que "nunca o maior partido da oposição esteve tão à direita como agora".

Sem comentários: