quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

100 dias Governo Municipal

A presidente da Câmara de Odivelas, Susana Amador, fez esta semana o balanço dos primeiros 100 dias de gestão autárquica, após a sua reeleição em Outubro. Ladeada de todo o executivo a autarca, passou em revista toda a obra já realizada durante estes 3 meses, dos projectos em marcha e perspectivou o futuro.

A grande prioridade vai para a construção de vários equipamentos sociais, uma verdadeira revolução social", nas palavras de Susana Amador e que irão dotar o Concelho de melhores infraestruturas de apoio a quem mais precisa. A edificação de várias escolas é disso um exemplo maior, com a inauguração prevista para o início do próximo ano lectivo de mais dois estabelecimentos construídos de raíz por este executivo, não esquecendo, também, a requalificação de outras escolas que irão ficar como novas e ainda o novo e moderno Pavilhão Municipal Multiusos, capaz de ombrear com os melhores na Área Metropolitna de Lisboa e no país.

Este executivo prepara-se, ainda, para apoiar várias instituições de cáracter social que têm uma intervenção importante na sociedade no apoio às famílias. Nesse sentido irão surgir novas salas, em creches e jardins de infância de diversas IPSS, auxiliadas pelos dinheiros da Câmara. Inclusive, através da cedência de um terreno camarário na Urbanização da Ribeirada, uma nova escola, a João de Deus, será ali construída, para mais de 400 crianças, com valências em creche , Jardim de Infância e 1º ciclo do ensino básico.

A presidente realça ainda o Protocolo de Delegação de Competências, que irá transferir para as Juntas de Freguesia verbas que aumentam, significativamente, a capacidade financeira das Juntas. Susana Amador pondera, também, a actual ligação de Odivelas ao Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS Loures), estando em estudo, uma solução alternativa que poderá passar por um acordo com a EPAL.

O aumento dos espaços verdes e parques infantis são outra das realidades destacadas pela presidente de Câmara. Ao nível do tecido económico, a isenção de derrama por três anos para as novas empresas que se estabeleçam no concelho e criem três novos postos de trabalho, é um facto considerado fundamental para a revitalização do comércio local. Uma aposta que passa, também, pela promoção dos produtos locais mais famosos, como a marmaleda. Por isso, foi já iniciado o processo de certificação da marmelada branca de Odivelas e está em estudo a realização de uma Grande Feira da Marmelada e Doçaria local, com o objectivo claro de dinamizar o comércio e dar a conhecer ao país, um município como Odivelas que aposta na qualidade das suas tradições.

Sem comentários: