sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Cerca de 200 novas creches este ano

O número de creches a entrar em funcionamento este ano deverão ser cerca de 200, visando atingir uma cobertura de 36 por cento das necessidades, acima do referencial europeu, afirmou hoje o secretário de Estado da Segurança Social.

O objetivo do PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais), lançado em 2006, era aprovar 400 novas creches para mais 18 mil crianças, num financiamento público de cerca de 82 milhões de euros. Uma centena destas creches já está em atividade desde 2009 e este ano "180 a 200 equipamentos podem também entrar em funcionamento", beneficiando mais de 7800 crianças.

Pedro Marques avançou que assim, "um alargamento significativo da rede solidária", contratada entre o Estado e as instituições sociais, onde há uma comparticipação no funcionamento de "bem mais de 200 euros por criança por mês", especificou Pedro Marques. Neste momento, "há mais de 260 creches adjudicadas", acrescentou.

O secretário de Estado salientou que as 400 novas creches, construídas e a construir, representam um acréscimo de 50 por cento relativamente à situação inicial, antes do PARES, e coloca Portugal acima dos referenciais europeus estabelecidos pelos Estados-membros da União Europeia de uma taxa de cobertura de 33 por cento.

Sem comentários: