sábado, 6 de fevereiro de 2010

Governo cria Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Economia Social

O Governo vai lançar, no segundo semestre do ano, um programa de microcrédito no valor de 15 milhões de euros e abrir até Junho uma linha de crédito para o sector social de 12,5 milhões de euros.

As duas medidas foram apresentadas pela Ministra do Trabalho, Helena André, na sequência da criação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Economia Social (PADES).

Helena André adiantou que o PADES poderá abranger cerca de 8900 entidades do sector social, que emprega 257 mil trabalhadores, representando um encargo financeiro anual de 53,5 milhões de euros.
O programa nacional de microcrédito tem como objectivo “fomentar a criação de emprego e a capacidade de empreender entre as populações com maiores dificuldades de acesso ao mercado de trabalho”.Helena André afirmou ainda, que o Estado disponibilizará “não só o acesso ao crédito, mas, sobretudo, prestará apoio técnico na criação e consolidação dos projectos empresariais”.

“O micro crédito será feito a partir de crédito concedido por instituições bancárias e sociedades financeiras de micro crédito. O Governo garantirá estes empréstimos bonificados”, acrescentou.
Já a linha de crédito bonificada para o sector social, no valor de 12,5 milhões de euros, helna André avança que será um instrumento de “modernização da gestão e dos serviços prestados às comunidades”, permitindo ainda “o reforço das tesourarias e a liquidação de dívidas junto de instituições de crédito ou fornecedores”.

A ministra do Trabalho disse que o PADES também desenvolverá programas de formação profissional, criará um programa de apoio à qualificação das entidades do sector social, assim como um Conselho Nacional para a Economia Social.

Sem comentários: