terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Investimento na Ciência em crescendo

José Sócrates, lembrou o desenvolvimento do projecto do primeiro parque nacional de biotecnologia (Biocant), em Cantanhede, afirmando que este deu uma “boa ajuda” ao desenvolvimento da ciência em Portugal.“Aqui o Biocant deu uma boa ajuda ao desenvolvimento da ciência em Portugal”, assegurou José Sócrates, durante a cerimónia de inauguração do novo edifício do parque tecnológico.

O novo edifício, designado Biocant PME’s, um investimento de 3,8 milhões de euros, acolhe dez empresas ligadas à investigação científica.
Actualmente, são 15 as empresas ligadas à investigação em biotecnologia sedeadas no Biocant, um “projecto de sucesso, feito com confiança, que merece ser enaltecido e encorajado”, disse José Sócrates, que destacou ainda “o esforço, vontade e visão política” da autarquia de Cantanhede e das universidades de Coimbra e Aveiro, parceiros associados no Biocant.

No discurso, o primeiro ministro recordou a “melhoria” dos indicadores relacionados com a ciência e investigação científica registada nos últimos anos, no nosso país. “Em 2008 Portugal gastou 1,5 por cento da sua riqueza em investigação e desenvolvimento. Já há muito que ultrapassámos esse número”, frisou.

“Fomos dos países que mais cresceram no investimento em ciência, ultrapassando, aliás, a Irlanda, a Espanha, em termos de esforço nacional na investigação e desenvolvimento”, assegurou. Segundo o primeiro ministro, Portugal possui 7,2 investigadores científicos por cada mil portugueses activos, número “superior à média europeia”.

Fonte:PS

Sem comentários: