quinta-feira, 30 de julho de 2009

Odivelas ganha quatro centros de saúde em 2011

A Câmara de Odivelas assina hoje um contrato-programa para a construção de quatro novos centros de saúde no concelho, com conclusão prevista para 2011.

Odivelas (Pólo 2), Póvoa de Santo Adrião, Famões e Ramada serão as freguesias do concelho que irão beneficiar com um novo equipamento de saúde, cujas obras deverão ficar concluídas no inicio de 2011, informou a autarquia.

A câmara cedeu dois terrenos municipais onde Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo(ARS) irá construir o pólo 2 Odivelas e o centro de saúde da Póvoa de Santo Adrião.

Os restantes dois centros de saúde (Ramada e Famões) resultam de uma parceria público-privada entre a Câmara Municipal de Odivelas e a Lusocapital, empresa responsável pelo futuro pólo tecnológico de Famões.

Com a criação destas quatro unidades de saúde torna-se possível "colmatar algumas das necessidades mais urgentes do concelho de Odivelas".

De acordo com um relatório da Comissão Permanente de Saúde e Acção Social do concelho de Odivelas "a situação vivida em alguns centros de saúde é alarmante e já há muito tempo que existe a necessidade de construir novos equipamentos de saúde".

Este relatório, a que a Lusa teve acesso, é resultado de um conjunto de visitas realizadas pela Comissão Permanente de Saúde a todas os centros de saúde existentes no concelho de Odivelas.

Nele a comissão alerta para a precariedade das condições de trabalho e das instalações onde médicos e enfermeiros fazem o atendimento dos utentes.

"Falta de médicos, salas de espera onde chove devido a infiltrações, andares sem casa de banho, prédios sem elevadores ou com escadas que dificultam o acesso a pessoas com mobilidade reduzida", são algumas das lacunas apontadas no relatório, que refere ainda que neste momento existem cerca de 50 mil pessoas sem médico de família no concelho.

A cerimónia para a assinatura do contrato-programa será presidida pelo Secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro.

Fonte: DN

Sem comentários: