sexta-feira, 7 de maio de 2010

Dia da Europa celebrado no domingo

A União Europeia (UE) comemora domingo o Dia da Europa, este ano marcado pelo 60.º aniversário da "Declaração Schuman", que lançou as bases do que é hoje uma comunidade de 27 países.
As instituições europeias, em Bruxelas, Estrasburgo, França, e Luxemburgo, abrem as suas portas ao público, uma iniciativa que tem como objectivo aproximar a UE dos cidadãos e informá-los sobre o impacto que as políticas europeias têm na sua vida quotidiana.
Simbolicamente, o presidente do Conselho Europeu, Herman Von Rompuy, recebe neste dia o relatório "Projeto Europa 2030" das mãos do presidente do Grupo de Sábios que o preparou, Felipe González.

O dia é assinalado em toda a União Europeia (UE) com várias manifestações públicas.
Este ano, como é habitual, as instituições europeias sedeadas em Bruxelas, Estrasburgo e Luxemburgo abrem as portas aos visitantes, num esforço para aproximar a UE dos cidadãos e explicar-lhes a importância que as decisões comunitárias têm no seu quotidiano.

Rompuy estará na sede do Conselho, em Bruxelas, e o presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, participa nas celebrações em Estrasburgo.
A 09 de maio de 1950, o então ministro dos Negócios Estrangeiros francês Robert Schuman lançou a ideia de "colocar em conjunto a produção do carvão e do aço sob uma alta autoridade comum, numa organização aberta à participação de outros países da Europa".

O projecto foi concretizado em Abril de 1951, altura em que nasceu a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), integrada pela França e Alemanha, a que se juntaram quatro outros países: Itália, Holanda, Bélgica e Luxemburgo.

Em passos sucessivos, foram sendo criadas instituições comuns e a integração foi aumentando, havendo hoje um mercado e uma moeda, o euro, que é partilhada por 16 Estados-membros.
A UE tem hoje 27 Estados-membros, tendo Portugal aderido em 1986.

Sem comentários: