terça-feira, 25 de maio de 2010

Simplex :Mais com menos recursos

José Sócrates afirma que “o Simplex foi um instrumento poderosíssimo ao serviço de uma Administração moderna, eficiente e à altura dos tempos e plenamente integrada no espírito da época: É preciso fazer mais e melhor com menos recursos”. Palavras do Primeiro-Ministro em Lisboa, na sessão de balanço do Simplex 2009 e apresentação do programa para 2010.

Considerando não haver hoje “sociedade moderna desenvolvida e economia com sucesso que não conte com a ajuda da sua Administração Pública”, Sócrates confirmou que, “por isso mesmo, a reforma da administração constituiu um objectivo essencial no processo de desenvolvimento e afirmação da economia portuguesa".

Das 790 medidas aplicadas nos últimos quatro anos, no âmbito do Simplex, José Sócrates destacou a Empresa na Hora e a Empresa Online: «No ano passado foram constituídas 52% de empresas na hora; quer dizer que mais de 50% das empresas que se constituíram em 2009 foram em menos de uma hora»; «No mês de Fevereiro deste ano foram constituídas em média por dia 32 empresas sem se sair do computador, sem ir a nenhum balcão público, apenas através do computador e com a assinatura electrónica».

Nesta sessão foram, ainda, atribuídos os prémios ideia simplex 2010, destinados a premiar as melhores ideias de funcionários da Administração Pública. Carla Gabriel, funcionária da Câmara Municipal de Odivelas, no Departamento de Gestão Administrativa e Financeira, foi uma das premiadas. A ideia “Portal da Escola”, de sua autoria, foi partilhada com trabalhadores de outras entidades públicas, como as autarquias de Viana do Castelo, Seixal, Silves e Matosinhos, e ministérios da Defesa Nacional e da Educação.

Sem comentários: