quinta-feira, 13 de maio de 2010

Portugal registou o maior crescimento económico da Europa

Portugal registou o maior crescimento económico da Europa no primeiro trimestre de 2010, o que mostra que "economia recuperou e está a recuperar", afirmou o Primeiro-Ministro em Setúbal, na sequência da divulgação dos dados do INE que mostram que Portugal cresceu, no primeiro trimestre de 2010, mais 1% do que no trimestre anterior, e mais 1,7% do que no mesmo trimestre de 2009.

"Portugal foi o primeiro país a sair da condição de recessão técnica e o que melhor resistiu à crise", acrescentou José Sócrates. O crescimento médio da UE foi de 0,3%, e o da zona euro foi de 0,5%, em comparação com o primeiro trimestre de 2009. A acrescentar a estes dados, o Eurostat informou que a produção industrial subiu de Fevereiro para Março, 1,3% na zona euro, e 7,2% em Portugal, a segunda maior subida na Europa.

Sócrates visitou a nova fábrica da Portucel Soporcel, em Setúbal, tendo salientado que "os heróis da recuperação são fundamentalmente as empresas do sector exportador e foi por isto que viemos a esta fábrica", que é uma das maiores do mundo na produção de papel fino, com alto valor no mercado internacional. A Portucel Soporcel é "um grupo que orgulha Portugal pela dimensão que tem e pelo prestígio internacional que tem, e que é líder a nível europeu".


Sem comentários: