terça-feira, 4 de maio de 2010

Portugal é dos países mais avançados

O representante português da Fundação Aga Khan declarou-se hoje convencido de que "Portugal vai ser um modelo para a Europa" em matéria de convivência entre religiões, destacando como exemplo o o projecto comum que a comunidade ismaelita e o patriarcado de Lisboa desenvolvem com as "comunidades mais desfavorecidas, as comunidades de imigrantes", há uma década.

Nazim Ahmad salientou, em declarações à agência Lusa, na conferência promovida pela Presidência Espanhola da União Europeia e pela Aliança de Civilizações, que termina hoje em Córdoba, disse que "não é por acaso que a lei de liberdade religiosa em Portugal é uma das mais avançadas" dos países da União Europeia.

Uma das "principais questões" que Nazim Ahmad e outros representantes internacionais abordaram durante a conferência sobre "A Liberdade Religiosas nas Sociedades Democráticas" foi a de "como fazer que haja paz".

Por isso, "a responsabilidade do presidente (Jorge) Sampaio", como alto representante da ONU para a Aliança de Civilizações, "é enorme", sublinhou.

No processo de diálogo estão "envolvidas várias entidades, centenas de pessoas" e "enquanto não nos conseguirmos sentar todos à mesa e discutir, vai ser muito complicado", disse Nazim Ahmad.
Ainda assim, "alguns passos estão a ser dados", salientou o representante da comunidade ismaelita, recordando as palavras que Jorge Sampaio proferiu, através de um vídeo projectado segunda-feira durante a sessão de abertura da conferência.

Jorge Sampaio está ausente desta conferência por razões de saúde.




Sem comentários: