sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Câmara de Odivelas reforça políticas sociais

A Câmara Municipal de Odivelas, está a realizar durante todo o mês de Outubro, Roteiro Social. Aproveitando, ainda, o Dia Internacional da 3ª Idade, dia 28, assinaram-se Protocolos de Cooperação para a Prestação de Cuidados em Teleassistência. Foram apresentados dois projectos pioneiros e inovadores, que promovem mais igualdade e coesão social:: "SOS Sénior" e "Convida a Vida".

O projecto "SOS Sénior" consiste em permitir que a população sénior, com baixos recursos financeiros e que é afectada diariamente por longos períodos de isolamento, possa dispor gratuitamente de um serviço de teleassistência, com vista a beneficiar de ajuda rápida perante situações de emergência, nomeadamente, ao nível do apoio urgente e aconselhamento médico, bem como para situações de menor gravidade mas que, devido à situação de fragilidade em que se encontram, constituem enormes obstáculos. Este projecto irá actuar nas Freguesias de Caneças, Odivelas e Póvoa de santo Adrião.

O "Convida a Vida" é um projecto que será implementado junto da população sénior mais carenciada e com maiores dificuldades em estabelecer relações interpessoais no seu quotidiano devido, nomeadamente, a razões de mobilidade reduzida ou outras. Este projecto pretende, através da realização de várias actividades culturais, lúdicas e recreativas, combater a exclusão social causada pelo isolamento ou falta de acompanhamento permanente e, também, visa realizar acções de prevenção ao nível da saúde primária. Este projecto está a ser implementado nas Freguesias do Olival Basto e da Pontinha, abrangendo no total 15 idosos, os quais puderam contar com a visita da Presidente da Câmara, Susana Amador e da Vereadora Fernanda Franchi.

Sem comentários: