sábado, 2 de outubro de 2010

José Sócrates afasta hipótese de novo pacote de austeridade

Em entrevista à RTP, José Sócrates afirmou acreditar na viabilização do Orçamento de Estado de 2011. O primeiro ministro disse não lhe passar pela cabeça a hipótese de o Orçamento para 2011 não ser aprovado. José Sócrates adiantou ainda, que a evolução do salário mínimo tem de ser adaptada aos novos tempos de austeridade.

José Sócrates falava na residência oficial do primeiro ministro, em entrevista à RTP, dois dias depois de o Governo ter aprovado um pacote de medidas de austeridade para a redução do défice orçamental. Interrogado sobre as condições políticas que o seu Governo minoritário tem no Parlamento para ver concretizadas as medidas de austeridade previstas para o próximo ano, o primeiro ministro optou por parafrasear o Presidente da República, Cavaco Silva.

"Nem me passa pela cabeça que o Orçamento não seja aprovado", disse, advertindo depois o PSD que a sua posição de "incerteza" face à viabilização da proposta do executivo é "inimiga da confiança" externa na economia portuguesa.

Durante a entrevista, o primeiro ministro mostrou-se "absolutamente confiante" que as medidas de austeridade tomadas na quarta feira, no último Conselho de Ministros, serão suficientes para que Portugal atinja no próximo ano um défice de 4,6 por cento, afastando, assim, o cenário de o executivo recorrer a um novo pacote de austeridade em 2011.

Sem comentários: