quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Governo apadrinha investimento no futuro

O Primeiro-Ministro, José Sócrates, presidiu na terça-feira à cerimónia de inauguração oficial da central fotovoltaica do MARL, a maior central Fotovoltaica do mundo em zona urbana, localizada nos terrenos e telhados do Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, em Loures.

"Reforçar a nossa autonomia estratégica dos combustíveis fosseis é absolutamente essencial. A única alternativa é a aposta nas energias que têm como base os recursos nacionais, as renováveis" disse José Sócrates, acrescentando que esta central fotovoltaica fica como símbolo de um país que há alguns anos fez uma escolha e optou pela energia renovável como forma de combater o endividamento externo e alterar o panorama energético nacional, uma vez que "metade desse endividamento diz respeito à factura energética e ao petróleo".

Ângelo Correia, presidente da Fomentinvest SGPS, principal accionista da empresa que organizou o consórcio responsável pelos 31 milhões de euros de investimento privado nesta Central Solar Fotovoltaica, afirmou estar disporto " a manter a liderança nesta área simbólica das energias renováveis" e tendo projectos em vários países para além de Portugal, reconhecendo que José Sócrates sempre apostou nesta área de inovação tecnológica e ambiental.

A MARL ENERGIA produz mais de 6 MW de energia que injecta na rede da EDP. É suficiente para abastecer 3 mil habitações, sustentando as necessidades anuais de mais de 12 mil pessoas.

Sem comentários: