domingo, 10 de janeiro de 2010

José Sócrates anuncia construção de 400 novas creches

O primeiro-ministro apontou esta manhã a construção de 400 creches no país, com capacidade para 18 mil crianças até aos três anos, como exemplo do investimento governativo num «novo Estado social».

«Temos que criar, como obrigação do Estado, uma rede de infra-estruturas capazes de assegurar aos jovens casais que podem ter os filhos que quiserem porque encontrarão, nas suas localidades, infra-estruturas onde podem deixar os seus filhos enquanto trabalham», sublinhou José Sócrates.

O líder do Governo falava no Bombarral, após a cerimónia de lançamento da primeira pedra da reconstrução e ampliação da creche do Centro Social Paroquial da localidade, com a qual iniciou, no distrito de Leiria, o primeiro «Governo Presente» da legislatura. «Começo esta visita acompanhado dos diferentes membros do Governo, justamente para dizer aos portugueses a importância que têm as creches para servirem as jovens famílias», mas também «a importância para dotar o país de uma rede moderna de guarda de crianças, e a importância para criar mais emprego», afirmou.

O primeiro-ministro salientou «o progresso absolutamente extraordinário» ao nível do reforço do número de lugares em creches no distrito de Leiria, onde ao abrigo do programa Pares serão construídas 19 novas creches que, criando dois mil novos lugares, permitindo criar «840 postos de trabalho na construção» e 630 empregos permanentes, adiantou.

«Em apenas cinco anos, teremos passado de cerca de três mil lugares em creches no distrito de Leiria para cinco mil lugare, especificou Sócrates, recordando que em 2004 o distrito «tinha sensivelmente uma cobertura de 20 por centro, e no final desde programa terá um cobertura de 37,5 por cento», ultrapassando o objectivo Europeu de atingir uma cobertura de 33% em todos os países membros.


Sem comentários: