terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Novo plano de integração de imigrantes já em 2010

O Governo vai lançar no próximo ano um novo plano de integração de imigrantes que irá valorizar a sua participação cívica e política na sociedade de acolhimento, anunciou o Ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira.

"Vamos fazer um novo plano para a integração dos imigrantes. A experiência revelou que este é um instrumento de coordenação e de mobilização das políticas públicas da maior importância e, portanto, a nossa ambição neste domínio será traduzida num segundo plano para a integração de imigrantes para vigorar no horizonte que se inicia no ano de 2010", disse o Ministro da Presidência.

Questões estruturais como o combate ao insucesso e abandono escolar dos filhos dos imigrantes, a qualificação dos estrangeiros adultos e a garantia de pleno acesso aos direitos sociais, também fazem parte do plano do Governo.

"Mas há um outro tema que com certeza subirá na agenda das prioridades e que tem que ver com a participação cívica e política dos imigrantes na sociedade de acolhimento porque isso também é uma medida da sua integração", disse o ministro, acrescentando que o novo documento assentará também na avaliação do primeiro plano.

Sem comentários: