quarta-feira, 27 de maio de 2009

Observatório para a Estratégia de Lisboa

A CCDR-LVT pretende lançar um Observatório Inter-regional da Estratégia de Lisboa, ideia debatida no Centro Cultural de Belém, no dia 25 de Maio, numa sessão pública que contou com a participação de altos representantes das regiões de Helsínquia (Finlândia), Merseyside, Gloucestershire (Reino Unido), Bilbau (Espanha) e Ranstaad (Holanda).

A sessão contou com a participação da Coordenadora Adjunta para a Estratégia de Lisboa, Arminda Neves, e da Presidente da Lisbon Regions Network (LRN), Lorenza Badiello, representante da região italiana Emiglia Romana em Bruxelas. O Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Rui Nuno Baleiras, fez o encerramento da iniciativa.

O Observatório, cujos objectivos foram apresentados na sessão pública e debatidos durante a tarde numa reunião de trabalho restrita, possibilitará a comparação das dinâmicas regionais da inovação na União Europeia, a partilha de ideias e experiências sobre o papel das regiões no crescimento económico, no estímulo à competitividade e à criação de emprego. Terá entre as suas missões o estreitamento de relações entre as universidades, os governos e o sector privado, assim como a monitorização das políticas públicas de incentivo à inovação.

No âmbito do QREN, a Região de Lisboa está integrada no Objectivo 2 das políticas de coesão, “Competitividade Regional e Emprego”, pelo que a implementação da Estratégia de Lisboa - assente na qualificação, inovação e no reforço da competitividade - assume particular relevância neste território.

A CCDR-LVT lançou em Junho de 2007 a Estratégia Regional “Lisboa 2020” e está integrada em diversas redes internacionais, tendo aderido em 2008 à Lisbon Regions Network, uma plataforma que visa a troca de experiências na implementação da Estratégia de Lisboa a nível regional e que conta actualmente com 15 regiões europeias.

Fonte: CCDR LVT

Sem comentários: