sexta-feira, 8 de maio de 2009

Trichet admite nova baixa nas taxas de juro

O presidente do BCE admitiu que pode haver uma nova descida das taxas de juro da instituição. Após anunciar a baixa das taxas para o mínimo histórico de um por cento, Jean-Claude Trichet disse esperar uma recuperação económica em 2010.
O presidente do Banco Central Europeu admitiu, esta quinta-feira, que ainda pode haver uma nova descida nas taxas de juro, isto depois de a taxa directora do BCE ter descido para um mínimo histórico de um por cento.

«Não decidimos hoje que o novo nível da nossa taxa política monetária era o mais baixo e que não passaríamos abaixo deste nível em qualquer circunstância futura», afirmou Jean-Claude Trichet, que considerou que esta taxa é agora à «adequada» à actual situação.

Quanto à evolução futura da economia, Trichet considerou que esta se deverá manter fraca para o resto de 2009, isto depois de um primeiro trimestre que foi «bastante mais fraco do que o esperado», antes de começar a recuperar em 2010.

O presidente do BCE anunciou ainda que foi decidido comprar títulos obrigacionistas denominados em euros para estimular a economia, por cerca de 60 mil milhões de euros, devendo as modalidades destas aquisições serem divulgadas após a reunião de 4 de Junho.

Fonte: TSF

Sem comentários: