quinta-feira, 2 de abril de 2009

3900 medicamentos baixam de preço este ano

São 3 900 os medicamentos de marca e genéricos que vão baixar de preço este ano. As reduções , que entram em vigor hoje, chegam aos 52,4% e englobam alguns dos remédios mais vendidos em Portugal (ver tabelas em baixo). No total, segundo a ministra da Saúde, Ana Jorge, estas descidas permitirão aos cidadãos poupar mais de 20 milhões de euros.

Esta é a terceira fase de revisão transitória de preços à luz da legislação aprovada em 2007.De acordo com esse diploma, os preços aplicados aos medicamentos em Portugal passaram a ser calculados com base na média dos valores praticados em quatro países de referência: Espanha, Grécia, Itália e França. Os preços nacionais são anualmente comparados aos destes países. E como são em regra mais altos, obrigam a ajustamentos em baixa.

Em termos de impacto nos preços de venda ao público (P.V.P) e tendo por referência as vendas de medicamentos em 2008 as baixas que agora vão entrar em vigor podem permitir uma poupança total de 75,2 milhões de euros. A maior parte parte será poupada pelo Estado, em comparticipações e a outra, será pelos cidadãos (20 milhões), explicou a ministra.

Em declarações ao DN, Ana Jorge diz que o objectivo destas reduções é "além de cumprir com o compromisso assumido de aproximar os preços aos dos países de referência da Europa, tornar os medicamentos mais acessíveis aos cidadãos".Uma preocupação que assume maior relevo ainda neste ano de crise, admitiu a ministra. "Sabemos que há pessoas com dificuldades de acesso aos medicamentos e queremos contribuir para a melhorar esse acesso. Por isso constam da lista alguns dos mais vendidos ", afirmou Ana Jorge.

Fonte: DN

Sem comentários: