quarta-feira, 22 de abril de 2009

Maria de Belém defende paridade nos cargos de nomeação do Governo

A vice-presidente da bancada parlamentar do PS Maria de Belém Roseira defende que os Governos devem estender o critério da paridade aos cargos de nomeação da Administração Pública e aos conselhos de administração das empresas públicas.

Em declarações à Lusa, a deputada admitiu a apresentação, "por parte do grupo parlamentar do PS ou da JS", de uma recomendação ao Governo nesse sentido, ainda na presente legislatura.

"Na administração pública, em que a taxa de feminização é muito elevada, nos lugares dirigentes vê-se que tem havido algum progresso mas é lentíssimo face ao que devia ser. Nos conselhos de administração de empresas públicas o número de mulheres existentes é praticamente zero", sublinhou.

"É natural que surja uma recomendação. As mulheres continuam a ter uma enorme dificuldade em aceder aos lugares de decisão", afirmou, considerando que a questão "é muito melindrosa mas deve ser resolvida politicamente".

"Do ponto de vista sociológico, sabemos que se reproduz o género no poder. Ou há alguma medida que faz cortar esse ciclo, que é vicioso, ou então é difícil de quebrar", acentuou.

A aprovação de um projecto de resolução nesse sentido, disse, "seria algo normal e natural em democracia", visto que "quando há só uma entidade a nomear é perfeitamente possível" conseguir cumprir o equilíbrio entre homens e mulheres, que já existe na lei, desde 2006, no que respeita às listas eleitorais.

Fonte: Público

Sem comentários: