terça-feira, 14 de abril de 2009

Os sem memória

O pior para a descredibilização dos políticos são aqueles que vivem numa espécie de uma ilha, onde à volta nada mais existe, governam a olhar para o umbigo e esquecem-se que o mais importante de tudo são as pessoas. Em Odivelas tivemos durante dez anos de município um governo maioritariamente do PS, mas coligado com o PSD e a CDU num primeiro mandato e durante estes últimos 4 anos, uma coligação PS-PSD. Nas últimas semanas, com o aproximar das autárquicas, ouvem-se cada vez mais responsáveis políticos ligados a estas duas forças políticas criticarem o que está mal em Odivelas, parecendo que tanto CDU como PSD são partidos imaculados que nunca estiveram ligados à governação do concelho, tentando, também, sacudir a água do capote quando toca a maiores responsabilidades.
No caso da CDU, ou melhor do PCP, chega a ser hilariante. Para os comunistas Odivelas só tem 4 anos. Sim, porque nos outros 6, também se sentaram à mesa do poder. É um hiato que querem à força apagar. Impossível esquecer é mesmo o que os comunistas fizeram durante o tempo em que Loures reinava. Eu disse fizeram, mas o verbo não é esse: Desfizeram, desfiguraram e desqualificaram. É política dos três D`s dos comunistas que levou a que os Odivelenses escolhessem a partir de 98 outra força política mais capaz.
O Partido Socialista já se habituou a ter as costas largas e não enjeita responsabilidades. O povo nem sempre nutre muita estima pela a acção de alguns políticos mas não é, e ao contrário do que muitos afirmam, uma entidade pouco culta ou preparada. Na hora certa os cidadãos, em consciência, sabem quem os pode liderar, numa democracia cada vez mais exigente, que não se compadece apenas com boas vontades, carolice e alguma inteligência típica de lata de conservas, que de tão apertadinha até atrofia o mais elementar bom senso.
Resumindo: já que a CDU e o PSD olham para Odivelas como se não tivessem feito parte da construção do concelho, apenas diminuindo e denegrindo a acção do principal partido, resta ao PS reclamar a maior fatia em prol do desenvolvimento do concelho nestes últimos anos. E como foi bastante, basta olhar à volta, os socialistas devem orgulhar-se do trabalho realizado, não se acomodarem à sombra dos louros e continuarem a trabalhar por uma Odivelas ainda mais justa, moderna e competitiva. Os odivelenses agradecem.

João Freches

Sem comentários: