segunda-feira, 27 de abril de 2009

Governo socialista reforça apoio a pensionistas

O Governo vai comparticipar 100 por cento do valor dos medicamentos genéricos a pensionistas com rendimentos inferiores ao Salário Mínimo Nacional.

"O país que eu ambiciono e pelo qual luto é um país onde não é possível que nenhum idoso faça uma escolha entre comprar um medicamento ou qualquer outro tipo de despesa. Não quero que isso aconteça", declarou José Sócrates, que adiantou que um dos objectivos é "melhorar a qualidade de vida" dos idosos com menos rendimentos.

Para José Sócrates, depois de o Executivo ter "posto as contas públicas em ordem" nos últimos anos, "é o momento para ajudar" e em que "as pessoas precisam de ajuda". Para que, "num momento de crise, as pessoas tenham a certeza de que o Estado está ao seu lado" e que "os idosos podem contar com a solidariedade do Estado e dos portugueses".

"É uma medida que nós podemos agora tomar e que, há três anos atrás, não podíamos. E, se a podemos tomar, era moralmente inaceitável que não a tomássemos. Se podemos fazer isto, devemos fazê-lo", argumentou.

O primeiro-ministro lembrou ainda que, ao longo desta semana, além da comparticipação dos medicamentos genéricos, o Executivo tomou outras duas decisões importantes no âmbito do apoio social.

"A primeira foi melhorar o acesso ao subsídio social de desemprego", do qual vão agora poder beneficiar "mais 15 mil portugueses", e a segunda foi a de Portugal ter a escolaridade obrigatória até ao 12º ano, definindo "uma bolsa de estudo para as famílias mais carenciadas".

Fonte: PS

Sem comentários: